tradicionalismo

FOTOS: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas é o campeão da 16ª edição do Juvenart

Thays Ceretta

O grande campeão do Concurso Estadual de Danças Tradicionais Categoria Juvenil (Juvenart) foi o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas da 4ª Região Tradicionalista (4ªRT) da cidade de Alegrete. O resultado foi divulgado na noite de domingo.

AMOR E DEDICAÇÃO
Amor pela cultura gaúcha e muita dedicação. Foi assim que peões e prendas do Rio Grande do Sul e Paraná disputaram a final do Juvenart. O Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco para os três dias de competição. Das 58 invernadas, ontem as 15 melhores se apresentaram de novo e encantaram o público que acompanhou tudo bem de perto. 

_ Não tem explicação, é maravilhoso ver o meu filho e os colegas dele dançando, é como se eles estivessem nascendo mais uma vez. A gente sempre acompanha as apresentações e é sempre emocionante _ contou Silvana Cunha, 47 anos de Caxias do Sul. 

Os grupos são formados por jovens com até 18 anos incompletos. A difícil tarefa de avaliar os quesitos como: coreografia, harmonia, interpretação artística, música e indumentária ficou para os 25 jurados do concurso que analisavam minuciosamente as modalidades. Cada grupo apresentou cinco coreografias: uma entrada, três danças tradicionais (sorteadas 15 minutos antes), e a saída.

UFSM retoma aulas e ônibus voltam ao normal nesta segunda

No tablado, era possível ver e sentir que a emoção tomava conta dos competidores que buscavam o título. No rosto, as expressões de quem ama o que faz, o olho brilha, a voz embarga, mas a garra falava mais alto e demonstrava o amor pelo tradicionalismo. Sensações que eram repassadas para quem assistia sem piscar e vibrava junto.

Entre os grupos finalistas estava o CTG M'Bororé da cidade de Campo Bom da 30ª Região Tradicionalista (30ªRT) que já conquistou o título quatro vezes consecutivas. O tema deste ano trouxe a geração das lendas. Receber o carinho dos colegas após a apresentação dá mais fôlego para Ronaldo Dielkin, 17 anos, que dança desde os 12 anos de idade.

_ Queremos sempre dar o melhor, cuidando os detalhes. O resultado é só uma consequência do que a gente fez até aqui. O coração fica apertado, este ano eu deixo o juvenil, então aproveitei cada segundo ao lado desta grande família que se forma. É muito bom ganhar o abraço de todos depois de cada apresentação_ contou Ronaldo emocionado.

O CTG Negrinho do Pastoreiro da cidade de Caxias do Sul da 25ª (RT) também representou a cultura gaúcha. No tablado, o grupo arrancou lágrimas do público e da torcida. A invernada contou a história dos moinhos de vento que dão o alimento, fazendo uma ligação e uma homenagem surpresa para as mães que dão a vida.

_ O coração explode de alegria, a gente passa muito tempo ensaiando, é inesquecível. Essa homenagem para as mães foi uma surpresa, elas estavam bem curiosas. Elas sempre fazem melhor para a gente, para ver os nossos sonhos se realizarem, e estar aqui no Juvenart homenageando elas não tem explicação _ disse Ana Ghiotti, 16 anos.

Semana será de frio e predomínio de sol em Santa Maria

Há 16 anos é o CTG Sentinela da Querência de Santa Maria que organiza o concurso estadual, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Segundo Arion Pilla, o evento tem o objetivo de preservar e valorizar a arte da cultura rio-grandense. Cerca de R$ 100 mil foram investidos no concurso neste ano. O custo é bancado pelas inscrições e pelas entidades organizadoras.

_ O juvenart nos surpreende a cada ano, a cada ano tem uma nova surpresa e uma nova emoção e cada vez exige mais de nós, é claro que temos as nossas limitações de espaço físico, mas o trabalho não para o ano que vem pretendemos ampliar e criar condições para receber um maior número de grupos_ avaliou Arion.

OS VENCEDORES:

DANÇAS TRADICIONAIS
1º Lugar: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas - Alegrete 4ªRT
2º Lugar: CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha 1ªRT 
3º Lugar: CTG Gildo de Freitas - Porto Alegre 1ª RT 
4º Lugar: CTG M'Bororé - Campo Bom 30ª RT 
5º Lugar: CPF Piá do Sul - Santa Maria 13ª RT 
6º Lugar: CTG Negrinho do Pastoreio - Caxias do Sul 25ªRT 
7º Lugar: CTG Guapos do Itapuí - Campo Bom 30ª RT 
8º Lugar: CTG Querência do Imbé - Imbé 23ª RT 
9º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí 1ªRT 
10º Lugar: CTG Tiarayu - Porto Alegre 1ªRT 

MELHOR COREOGRAFIA DE ENTRADA
1º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí 1ªRT
2º Lugar: Centro Farroupilha de Tradições Gaúcha - Alegrete 4ªRT
3º Lugar: CTG Sentinela da Querência - Erechim 19ªRT

MELHOR COREOGRAFIA DE SAÍDA 
1º Lugar: CTG João Sobrinho - Capão da Canoa 23ª RT
2º Lugar: CTG Coronel Thomáz Luis Osório - Pelotas 26ª RT
3º Lugar:  CPF Piá do Sul - Santa Maria 13ª RT

INDUMENTÁRIA FEMININA
Gan Anita Garibaldi - Encantado 24ª RT

INDUMENTÁRIA MASCULINA
GTC 20 de Setembro - Xangri-lá 23ª RT 

INDUMENTÁRIA CONJUNTO
CTG Sentinela da Querência - Erechim 19ªRT

CONJUNTO MUSICAL
1º Lugar: CTG Negrinho do Pastoreio - Caxias do Sul 25ªR
2º Lugar: CTG Sentinela da Querência - Erechim 19ªRT
3º Lugar: Lançando a Tradição - Marmeleiro (Paraná -PR) 9ªRT

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

3ª Divisão de Exército completa hoje 110 anos em defesa do sul do país Anterior

3ª Divisão de Exército completa hoje 110 anos em defesa do sul do país

159 oportunidades de empregos e estágios para segunda-feira Próximo

159 oportunidades de empregos e estágios para segunda-feira

Geral